Ecohabitar Arquitetura e Construção
 

A diminuição do consumo de energia é um dos objetivos centrais da sustentabilidade. Nos lares brasileiros o aquecimento elétrico de água, sistema utilizado pela maior parte da população, responde por 25% a 35% do gasto de eletricidade mensal, segundo dados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) da Eletrobrás. O mesmo Programa estima que existam entre 25 e 27 milhões de chuveiros elétricos instalados no Brasil, 90% dos quais nas regiões sul e sudeste. Esses equipamentos, além de consumirem cerca de 6% de toda a eletricidade produzida no país (quase o dobro do gasto em iluminação pública), são responsáveis por aproximadamente 18% do pico de demanda do sistema elétrico nacional (entre as 18,00h e as 21,00h). Para combater esta situação diversos organismos públicos têm estimulado o recurso a painéis solares de aquecimento tendo mesmo a Prefeitura de São Paulo instituído a Lei nº 14.459, que tornará obrigatória a instalação destes equipamentos na cidade em várias tipologias de edificação. A Caixa Econômica Federal, através de um Convênio de Cooperação com o Ministério das Minas e Energia (MME)/Eletrobrás e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) promove uma ação conjunta de fomento à adoção desta tecnologia em projetos populares.

A popularização da tecnologia criou um enorme crescimento no mercado - de 30% a 50% ao ano – e hoje dezenas de empresas disputam o consumidor, também atraídas pela isenção de IPI e de ICMS. Em algumas grandes redes de material de construção são vendidos kits a preços atrativos e financiados a ser instalados pelo utilizador.

Comprometida com a arquitetura sustentável a Ecohabitar recomenda a utilização desta tecnologia em todos os seus projetos. Os aquecedores solares são equipamentos que reduzem significativamente os consumos de energia elétrica dos usuários de água quente. Um aquecedor solar bem dimensionado supre com facilidade mais de 70% das necessidades de água quente dos consumidores sendo que os outros 30% podem ser supridos com as tecnologias convencionais.

Sites indicados:

Canal da Energia – portal de eficiência energética da CPFL. Contém dicas sobre consumo e utilização consciente.

PROCEL - site do programa nacional de conservação de energia elétrica da Eletrobrás.

DASOL - site do departamento de aquecimento solar da Abrava. Tem links para os sites de fabricantes de aquecedores solares seus associados.

 

Leia as nossas publicações sobre Eficiência Energética.

Outros temas de Arquitetura Sustentável


 
Home | FAQ. | Arquitetura Sustentável | Design | Materiais | Energia | Água | Ambiente | Serviços | Projetos Ecohabitar | Contato | Blog

Estrada do Capuava, 448 sala 8 - Granja Vianna - Cotia - SP - CEP: 06713-630 - Tel: 11- 4702-2052 / Fax: 11- 4702-2701

 

By For System Design